Identidade, Memória,
Paisagem,
em Castro Marim

Sobre

O projeto PARTICULAR UNIVERSAL centra-se no Município de Castro Marim, no qual, entre Dezembro de 2021 e Setembro de 2023, se desenvolverão actividades de co-criação artística ligadas aos temas da identidade, da memória e da paisagem sonora. 

O projeto inclui diferentes módulos de trabalho em volta de conceitos e estratégias complementares, como a criação de um arquivo sonoro, de um arquivo comunitário para as “Vozes da Memória” e diversas residências artísticas temáticas dirigidas a criadores portugueses, noruegueses e internacionais direcionadas para a produção e apresentação de obras de teatro, novas músicas e sound-art.

Os métodos empregues neste projecto estão intimamente ligados a conceitos como os de imersão, documentação, inspiração e colaboração, e traduzem-se no envolvimento da população local, através de workshops e entrevistas conducentes à produção de obras de teatro comunitário, gravações sonoras de campo, instalação, composição e apresentação acústica e eletrónica, intercâmbios e mentoria.

O projeto Particular Universal é financiado pelo Programa Cultura do mecanismo EEA.

Actividades

As atividades que consubstanciam o projeto Particular Universal contribuem para o reforço e diversificação da oferta cultural no Concelho de Castro Marim, assente no desenvolvimento de trabalhos artísticos que são, por um lado, pensados especificamente para as comunidades locais como intervenientes diretos e como públicos, e, por outro, criados em diálogo com a identidade material e imaterial da região, bem como a formação e desenvolvimento de públicos locais e capacitação na área artística, através dos workshops a realizar e das competências a desenvolver através da participação ativa da comunidade local em processos de criação.
Além disso, irá proporcionar oportunidades artísticas diferenciadas, nas vertentes de criação e apresentação, a cerca de três dezenas de artistas nacionais e internacionais, promovendo um aprofundamento dos seus percursos através da imersão em novos contextos, bem como contribuir para a visibilidade internacional da região e dos artistas envolvidos através do plano de apresentações e residência a realizar em território norueguês.
Saber Mais

Documentação

Arquivo Sonoro de Castro Marim
A criação de um Arquivo Sonoro de Castro Marim insere-se na estratégia global de valorização e visibilidade da herança patrimonial - material e imaterial - do Concelho, neste caso por via da documentação sonora através de gravações de campo, prática de reconhecida importância enquanto forma de conhecimento estética, ambiental e social. 

Os sons recolhidos nos primeiros 18 meses do projeto serão catalogados e disponibilizados num Arquivo Sonoro online, em paralelo serão realizados dois workshops de gravações sonoras de campo dirigidos à população escolar, com uma orientação pedagógica.
"As Vozes das Memórias" - Arquivo de história oral
“As Vozes das Memórias” tem como objetivo primordial a criação de um arquivo comunitário de sons, histórias de vida e testemunhos orais. Tem ainda como objetivo fornecer ferramentas de criação e de treino na área da história oral, bem como estimular criações artísticas que partam destas premissas: observação participante, histórias de vida, lugar e comunidade. 

A iniciativa visa ainda a organização de conteúdos expositivos e performativos, trabalhados a partir das recolhas realizadas, que permitem a utilização criativa e artística desse material de arquivo.
Saber Mais

Formação

Capacitação e Sustentabilidade
Transversal ao projeto Particular Universal é a realização de trabalho de formação, particularmente junto de jovens, sobre métodos de recolha de testemunhos e histórias locais, de documentação sonora, de manuseamento de equipamentos técnicos para essa recolha, tendo em vista o empoderamento dos cidadãos através do seu envolvimento nos processos de recolha e transformação das memórias em momentos performativos ou material arquivístico fulcral na preservação da identidade cultural da sua envolvente. 
Através da integração em acções de formação gratuitas (nas quais se incluem workshops ligadas às várias actividades do projeto) implementadas pela DG Artes e diversos especialistas nas áreas da criação e desenvolvimento de projectos artísticos profissionais, o projeto contribui assim para a capacitação da população jovem e jovem adulta, trabalhando também com o Município de Castro Marim para a integração das actividades desenvolvidas na oferta cultural e turística do Concelho.
Saber Mais

Criação e
Apresentação

Som
O projecto Particular Universal contempla o desenvolvimento de residências artísticas de criação, de âmbito internacional, nas quais se incluem a realização de entre 8 a 10 residências temáticas em regime de open call, de média e longa duração (15 dias a 2 meses) e 12 residências de curadoria direta dos parceiros Filho Único e nyMusikk.

Estas propostas artísticas serão concebidas e realizadas em diálogo direto com o património material e imaterial da região, bem como a comunidade local.
Teatro
Intimamente ligadas às ações de recolha e formação da iniciativa "As Vozes das Memórias" estarão os momentos de apresentação artistica de teatro documental que delas derivam: projetos teatrais de excelência, construídos a partir de pesquisas no terreno, nas quais os intervenientes trabalharão a partir da observação participante – mapeando vozes e lugares. 

O seu trabalho artístico decorre de um envolvimento ativo de e com a comunidade, sendo de esperar uma adesão ativa por parte da mesma aos resultados de cada trabalho que aqui se insere.

Parceiros

Financiado por

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. 

Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. 

Operador de Programa

A área de Governo da Cultura tem por missão formular, conduzir, executar e avaliar uma política global e coordenada na área da cultura e domínios com ela relacionados, designadamente, na salvaguarda e valorização do património cultural, no incentivo à criação artística e à difusão cultural, na qualificação do tecido cultural e, em coordenação com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, na internacionalização da cultura e língua portuguesa.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) é responsável pela gestão do património cultural em Portugal continental. As suas atribuições passam, entre muitos outros campos de atividade, pelo estudo, investigação e divulgação do Património imóvel, móvel e imaterial, pela realização de obras de conservação nos grandes monumentos, pela gestão dos Museus Nacionais e dos monumentos classificados como Património Mundial, e pela documentação e inventário do património imaterial.

Parceiro de Programa

A Direção-Geral das Artes é um organismo do Ministério da Cultura da República Portuguesa que tem por missão a coordenação e execução das políticas de apoio às artes em Portugal, com a prioridade de promover e qualificar a criação artística, bem como garantir a universalidade da sua fruição.

Como atribuições tem, entre outras, propor e coordenar medidas estruturantes nas áreas das artes visuais, artes performativas e cruzamento disciplinar; implementar programas de apoio financeiro dirigidos ao setor das artes, consolidando e renovando o tecido artístico português e promover a igualdade de acesso às artes.

Organização

A OUT.RA é a entidade promotora do projecto Particular Universal. Desenvolve trabalho profissional há 12 anos, sendo responsável pelo festival OUT.FEST e pela criação de uma dinâmica regular na cidade do Barreiro, onde programou já em mais de 60 espaços diferentes, desenvolvendo um trabalho frutuoso de criação de públicos e de valorização do tecido patrimonial e social, através também de um extenso trabalho ligado à documentação sonora e às suas dimensões arquivísticas, formativas e artísticas. 

Assegurará a coordenação geral do projecto Particular Universal em todas as vertentes (administrativa, financeira, comunicacional e de direção artística e produção).

Parceiro

Castro Marim é uma vila raiana no distrito de Faro, sita na margem direita do Rio Guadiana; de comprovada importância histórica - numerosos vestígios arqueológicos atestam a sua ocupação desde a antiguidade por fenícios, gregos, romanos e árabes -, foi durante séculos uma importante praça de guerra do Algarve. É reconhecida, aos dias de hoje, como baluarte da indústria do sal e como lugar de oferta turística diferenciada no contexto do turismo de praia massificado da região.

O Município de Castro Marim constitui-se como a entidade de acolhimento e epicentro do projeto, disponibilizando espaços de criação e de apresentação e mediando o trabalho a desenvolver com a população e entidades locais.

Parceiro

O Teatro do Vestido é um coletivo fundado em 2001 que realizou já mais de 40 criações e diversas outras iniciativas de partilha dos seus métodos de criação. Trabalha a temática da memória e a sua relação com a sociedade, através de um teatro que cruza a autobiografia com a profunda reflexão sobre a realidade envolvente, com a comunidade como aspeto central. 

No projecto Particular Universal, o Teatro do Vestido desenvolverá as atividades ligadas à recolha de memórias e à consciencialização e valorização da história local, conducentes à criação de um Arquivo Comunitário, ao desenvolvimento e apresentação de várias performances teatrais e às atividades formativas transversais a esses processos.

Parceiro

A norueguesa nyMusikk é a mais antiga entidade do país dedicada à produção e promoção de música contemporânea e sound-art, tendo sido fundada em 1938. Para além da realização anual do Only Connect Festival of Sound, colabora, através de 13 departamentos em outras tantas cidades, com parceiros nacionais e internacionais. 

Enquanto parceiro do projeto, assegura a curadoria de diversas residências artísticas e produz as apresentações públicas e acções de formação e intercâmbio a realizar na Noruega, sendo elemento facilitador e unificador do relacionamento dos temas centrais com acções análogas em território norueguês.

Parceiro

A Filho Único é uma associação cultural que, desde 2007, tem vindo a desempenhar um papel fundamental na afirmação das novas músicas em Portugal, programando em parceria com diversas entidades de renome e envolvendo-se em processos de criação, circulação e divulgação. 

No contexto do projeto, a Filho Único realizará a curadoria de um grupo de residências de artistas nacionais.