Identidade, Memória,
Paisagem,
em Castro Marim

Recap - Residência Lula Pena

Março 29, 2023

Lula Pena esteve em residência em Castro Marim entre 18 e 28 de Janeiro de 2023, no âmbito da curadoria artística da Filho Único, parceira do projeto Particular Universal.

Lula Pena é uma cantora, guitarrista, compositora e intérprete portuguesa, tesouro partilhado de todos os lusófonos de coração, e autora cuja fascinante abordagem à Canção popular global é radicada numa expressão artística singular que entretece tantas e diversas tradições de música, som e poesia.

Na conclusão da sua residência, apresentou o seu proposto trabalho de "pesquisa e composição em tempo real de um instante-acústico-poético para Cordas", dia 28 de Janeiro no Centro Multiusos do Azinhal.

Falou conosco sobre a importância de residências artísticas, a simbiose da colaboração com o mundo natural, e a sua recente ligação com o instrumento lira.

Outras notícias

Recap - Marta De Pascalis

Setembro 12, 2024

Marta De Pascalis é uma música e artista sonora italiana, sediada em Berlim. Os seus trabalhos sonoros utilizam fontes analógicas e sistemas de fita magnética, com os quais Marta cria música que potencia sensações densas, dinâmica e catárticas de distância e espaço, tocando várias dimensões da música electrónica, como o “ambient”, o psicadelismo ou a “tape music”.

Na sua residência em Castro Marim (a última residência artística no âmbito do projeto Particular Universal), Marta focou-se no problema da seca nesta região do país, mergulhando no ecossistema do Guadiana, nas barragens de Odeleite e do Beliche, e nas marés e nos seus impactos quotidianos. O trabalho que produziu foi apresentado em concerto, na Biblioteca Municipal, no dia 9 de março às 18h00, inserido no festival que marcou o encerramento do projeto Particular Universal.

Festival Particular Universal: Dois dias de concertos, vídeo, instalações e conversas

Fevereiro 16, 2024

Nos dias 8 e 9 de março, celebramos o final do projeto Particular Universal com um festival que mostra trabalhos de vários dos artistas residentes em Castro Marim ao longo destes dois anos, realizados em diálogo com a identidade, tradições e paisagens visuais e sonoras do Concelho.

O festival espraia-se por vários dos espaços centrais da vila de Castro Marim, como a Igreja do Castelo, o Auditório da Biblioteca Municipal, o Posto de Turismo e a taberna medieval “Velho Cavalinho”, estendendo-se também ao Auditório da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, em pleno estuário do Guadiana, sendo todos os eventos de entrada livre.

Do programa constam a exibição de vídeos dos artistas Knut Olaf Sunde e Odete, a difusão da obra “Numa Corrente Salgada” de Magdaléna Manderlová, e a apresentação do trabalho da última artista em residência no âmbito do projeto, a italiana Marta de Pascalis. Lugar ainda para concertos de Adriana João & Polido, Maria Reis e O Morto, assinalando-se também uma conversa pública com artistas e membros de algumas das organizações responsáveis pelo projeto.


Programa completo disponível aqui.

Marta De Pascalis em residência

Fevereiro 15, 2024

Marta De Pascalis é uma música e artista sonora italiana, sediada em Berlim. Os seus trabalhos sonoros utilizam fontes analógicas e sistemas de fita magnética, com os quais Marta cria música que potencia sensações densas, dinâmica e catárticas de distância e espaço, tocando várias dimensões da música electrónica, como o “ambient”, o psicadelismo ou a “tape music”.

Na sua residência em Castro Marim (a última residência artística no âmbito do projeto Particular Universal), Marta focar-se-á no problema da seca nesta região do país, mergulhando no ecossistema do Guadiana, nas barragens de Odeleite e do Beliche, e nas marés e nos seus impactos quotidianos. O trabalho que produzirá será apresentado em concerto, na Biblioteca Municipal, no dia 9 de março às 18h00, inserido no festival que marca o encerramento do projeto Particular Universal.

Recap - Residência usof

Novembro 13, 2023

usof é um músico, artista visual, DJ e promotor de eventos focado transversalmente na música ambiental e imersiva, sendo também cofundador da Rotten \ Fresh, editora reconhecida como uma referência nacional na música contemporânea e experimental da última meia-dúzia de anos.

Nesta residência em Castro Marim, para a qual foi seleccionado através da Open Call do início deste ano, usof produziu e apresentou composições multimédia originais inspiradas na história, paisagens e folclore do território, bem como gravações de campo e sons encontrados no terreno. O artista recorreu a várias técnicas comuns na música ambient, como a síntese granular e a espacialização, para criar uma paisagem sonora multi-canal em constante mudança que evoca a sensação de isolamento e solidão que tem caracterizado a história da municipalidade, mas também a beleza natural de Castro Marim, da sua arquitectura e da sua dinâmica de desenvolvimento e progresso em tensão com a necessidade de preservação do seu património.

Estas composições foram apresentadas num concerto multimédia, com som em quadrifonia, no auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim, no dia 20 de julho.

Tivemos a oportunidade de falar com usof sobre a relação entre som e imagem nas suas composições, o uso de quadrifonia, e o conceito de contrabando.

Apresentação do Arquivo Sonoro de Castro Marim

Outubro 30, 2023

No dia 8 de novembro, às 18:00, o Auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim será palco de um evento que nos levará numa viagem pelo património sonoro do Concelho. 

A construção do Arquivo Sonoro de Castro Marim é o resultado de um processo de colaboração entre o projeto Particular Universal, o Município de Castro Marim e diversas entidades e cidadãos do Concelho ao longo de mais de um ano. Esta colecção de “retratos sonoros” foi realizada pelo artista Carlos Norton, entre janeiro de 2022 e março de 2023, e inclui também diversas contribuições de artistas nacionais e estrangeiros que ao longo do curso do projeto Particular Universal realizaram residências artísticas em Castro Marim.

O Arquivo Sonoro de Castro Marim fica como legado tangível do projeto Particular Universal (que entre 2021 e 2023 dinamizou quase duas dezenas de residências artísticas no Concelho), e pretende ser mais que um catálogo de sons de um território - é também e sobretudo uma ferramenta de imersão na dimensão sonora do património histórico, social e ambiental de Castro Marim. 

Este acervo estará acessível, gratuitamente, através de um website interativo em Português e Inglês em www.arquivosonorocastromarim.pt, disponível  a partir do dia da sessão de apresentação. Com aproximadamente 1500 minutos de gravações sonoras e abrangendo uma ampla gama de atividades como a extração de sal, a piscicultura, o fabrico de cestos, a criação de cabras de raça algarvia e a rica avifauna das reservas naturais, este arquivo sonoro reflete a essência viva e diversificada de Castro Marim.

Unindo passado e presente através da experiência auditiva, o Arquivo Sonoro de Castro Marim é um tributo à identidade única e rica desta comunidade e território, preservando-a para as gerações futuras.

Recap - Residência chica e bá alvares

Outubro 18, 2023

Seleccionado através da open call lançada no início do ano, o projeto conjunto da cantautora chica e de bá alvares, contrabaixista e figura das mais férteis e diversas cenas musicais lisboetas, propõe abordar, a partir de Castro Marim, a problemática das “indesejadas da sociedade”, expressão utilizada pelo Estado Novo ao definir as penas de degredo aplicadas ao longo de décadas ainda bem recentes.

Após um trabalho prévio de pesquisa e entrevistas a incidir sobre esta questão histórica juntamente com Teresa Serra Nunes, que também marca presença nesta entrevista, chica e bá alvares desenvolveram novas canções e letras a partir dos recursos gerados por esta investigação - criando um diálogo com as almas antepassadas e presentes, numa partilha de “queixumes”, que, como dizem, são “a essência da canção de intervenção”. Estas novas canções de lamento foram apresentadas, ao vivo, no Velho Cavalinho - Taberna Medieval, no final de tarde do dia 24 de junho.

Se fosse um arquivo: viagem poética em Castro Marim⁣

Setembro 5, 2023

Este sábado (9 de Setembro), o Teatro do Vestido apresenta a sua mais recente criação itinerante em Castro Marim. A jornada terá a duração de aproximadamente 5 horas e incluirá uma refeição.⁣

O espetáculo incorporará percursos a pé e de autocarro, permitindo aos participantes explorar diferentes facetas da cidade algarvia. O ponto de encontro será na Praça 1º de Maio, em Castro Marim.⁣ Os viajantes são encorajados a trazer calçado confortável, garrafa de água e agasalhos.

Entrada Livre.

Para garantir a participação neste evento, as reservas podem ser feitas através do e-mail geral@teatrodovestido.pt ou diretamente no posto de Turismo de Castro Marim.

Recap - Residência Clara Cortes Garcia

Agosto 7, 2023

Clara Cortes Garcia (1990) é uma artista multidisciplinar de Barcelona, cujo principal tópico de interesse é a água. Tem desenvolvido projectos a solo e em grupo, no âmbito da performance, exposição e instalação em Barcelona, Berlim, Istambul, Kuala Lumpur, Taiwan, Islândia e Tóquio, sempre em ligação com o espaço circundante.

No decurso da sua residência artística em Castro Marim, para a qual foi seleccionada no âmbito da Open Call lançada no início do ano, continuou a sua pesquisa de uma década em volta da água, gravando sons e imagens vídeo em volta das formas e desenhos encontrados ao longo do Guadiana, do Atlântico e das barragens de Odeleite e do Beliche, transformando-as e manipulando-as para recriar criativamente a sensação da sua presença. O trabalho final foi apresentado sob a forma de uma instalação audiovisual, na Casa do Sal, com inauguração no dia 31 de Maio.

Falámos com Clara sobre o que retira artisticamente da água, o processo de captar o abstrato, e as qualidades que mais lhe fascinaram em Castro Marim.

Recap - Residência David Ole

Agosto 2, 2023

David Ole (Braga, 1991) é um músico e artífice português. Iniciado nos mistérios musicais em 1997, partilha a sua arte em palco desde 2009, transfigurando matéria, energia e inteligência em composições e performances ao vivo com saxofone, percussão, softwares personalizados e um conjunto de hiper-instrumentos. O seu trabalho manipula o Som, a música e a ação para explorar relações de significação entre coisas reais e irreais, magia e tecnologia, lucidez e esquizofrenia.

Nesta residência artística, que decorreu da Open Call lançada no início do ano, trabalhou um projecto de criação de música instrumental que visa representar e interpretar a história e o contexto de Castro Marim enquanto território fronteiriço, escrevendo uma obra de música marcial para interpretação pela Banda Musical Castromarinense. A peça é imaginariamente tocada ao longo da Ponte Internacional do Guadiana, e procura simular o efeito sísmico desse concerto utópico. Partes (reais) deste novo trabalho foram apresentadas pelo músico e pela banda no Auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim no dia 13 de Maio.

Recap - Residência Knut Olaf Sunde

Julho 27, 2023

O compositor norueguês Knut Olaf Sunde, cujo trabalho se desenvolve em volta das noções de lugar, duração e som imersivo, esteve em residência no Concelho de Castro Marim, no âmbito do projeto Particular Universal.

Entre os dias 23 de Abril e 7 de Maio de 2022, Knut Olaf Sunde propôs “observar, aprender e entender as diferentes lógicas culturais e paisagísticas” do Concelho, recorrendo à gravação áudio e vídeo, bem como à interacção com a população local, de forma a montar uma narrativa que foi apresentada no dia 29 de Abril, no Armazém do Sal.

1 2 3 5